top of page
  • Foto do escritorAdministrador

ABECAO, 60 anos: Jovem Aprendiz e cursos profissionalizantes em Olímpia


ABECAO (Associação Beneficente Cultural e Assistencial de Olímpia) comemora hoje (17), 60 anos de fundação. É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos de defesa dos direitos sociais, fundada e idealizada em 17 de maio de 1963 pelo saudoso Luiz Salata Neto (foto) com abnegados olimpienses.

Ela é declarada de utilidade pública municipal e estadual, funciona nesta cidade de forma organizada destinada à prestação de serviços nas mais diversas áreas de assistência social, beneficência, cultural e desportiva, destacando-se os projetos direcionados para a qualificação, capacitação da mão-de-obra, geração de empregos e renda às pessoas em risco social. Hoje, o filho, engenheiro Luiz Antonio Moreira Salata (foto), conduz com equipe profissional a entidade fundada pelo pai.


Desenvolve programas inovadores de cidadania em suas sedes localizadas na Avenida Fernando Moro, 120 e Rua Dr. Octavio Lopes Ferraz, 38/56, no Bairro São José, incluindo a Loja “Artesanato ABECAO – Feito por Mãos Olimpienses” na Rua São João, 675, Centro, todos na Estância Turística de Olímpia.

Entre os cursos e projetos, a entidade é um importante braço do mercado de trabalho da Estância Turística de Olímpia, principalmente para o primeiro emprego, em que está credenciada para o programa federal Jovem Aprendiz, mais de uma centena de jovens vem se preparando de forma gratuita e segura dentro das normas vigentes.


A ABECAO mantém, ainda, o Projeto “Qualificando o Cidadão / Inclusão Social”, realização de Oficinas para capacitação da mão de obra para jovens, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais; com as atividades de: costura industrial, corte costura e modelagem, confecção lingerie, cabelereiro feminino, cabelereiro masculino/barbearia, manicure, pedicuro, maquiagem, assistente de cabelereiro para adolescentes e design de sobrancelhas, informática básica, fotografia, operador de câmera, editor de vídeo, camareira/camareiro em meios de hospedagem, recepção/reservas, garçom/garçonete, pizzaiollo e culinária.


Oferece inclusive o projeto Ação Cultural ABECAO programa sociocultural com apoio Secretaria Nacional de Cultura do Governo Federal, patrocínio da Condumax/Incesa, Iquegami Supermercados e Kimberlit Agrociências, desenvolvendo programas de incentivo à cultura com quatro eixos: música, artes visuais, literatura e artesanato, beneficiando crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais, construindo o maior programa socioassistencial e cultural do interior de São Paulo.


Com a Escola de Música envolvendo violão, viola caipira, teclado, musicalização infantil, flauta doce, bateria/percussão, trompete, saxofone, violino e canto. Também com a Oficina de Artes Visuais com desenho, pintura e escultura; trançado estrela (artesanato típico de Olímpia) e artes em fibras naturais (artesanato em taboa) contando inclusive com as Oficinas de Literatura: teatro, contação de histórias e biblioteca.

Realiza o Projeto “Aprenda Artesanato” oferecendo oficinas para trabalhos manuais , além de capacitar ensinando técnicas de artesanato para a preservação da cultura popular na Capital Nacional do Folclore, formando artesãos para a Estância Turística de Olímpia, proporcionando desta forma uma opção de renda familiar, como terapia exercitando a criatividade e aliviando a tensão, integrando as pessoas e fortalecendo o vínculo familiar com as oficinas de artesanatos: barbante, macramê, pintura em tecidos, bordado em chinelo, trançado estrela, vagonite, crochê, tear manual, ponto cruz, artesanato em fibras naturais, reciclagem de materiais.

Executa também, programas de assistência básica de alimentos e medicamentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e realiza projeto de orientação escolar na defesa do meio ambiente.

Algumas fotos da história vitoriosa da entidade, onde mostra de forma pioneira a capacitação de beneficiárias e beneficiários na década de 60, onde os eventos solenes sempre estiveram prestigiados por autoridades municipais, estaduais, demonstrando a importância da ABECAO para o desenvolvimento do cidadão e engrandecimento de Olímpia.


Parabéns a todos os fundadores in memorian, diretores, colaboradores, voluntários, beneméritos e assistidos, pelos 60 anos de serviços sócio assistenciais.


*Informações telefone : (17) 3281-9384 e whats: 99735-5045.

54 visualizações0 comentário
bottom of page